Resumo:
A tecnologia de objetos de aprendizagem (OA) vêm tendo uma crescente utilização em contexto educacional, oferendo recursos digitais que estão cada vez mais presentes em salas de aula e na educação a distância. Em muitos casos, esta tecnologia está presente nos ambientes educacionais de forma implícita, sem que seja necessário saber que os materiais educacionais estão incorporados em objetos de aprendizagem. Como sua utilização cresce a cada ano, surge a necessidade de ferramentas que auxiliem o processo de catalogação e de edição dos metadados destes objetos, para tornar possível a sua recuperação, reutilização e alteração dos objetos. Para prover apoio a este processo de catalogação, a presente dissertação apresenta o sistema Linnaeus de suporte a catalogação de objetos de aprendizagem e edição de metadados, que através da junção das tecnologias de agentes inteligentes e da web semântica, na forma de wizards e de ontologias educacionais, se propõe a fornecer um apoio inteligente e pró-ativo, ajudando usuários sem conhecimentos técnicos sobre metadados ou padrões de objetos de aprendizagem a catalogar de forma correta seus objetos.