Resumo:
O segmento de transporte rodoviário de cargas se caracteriza pela competição acirrada, devido ao excesso de oferta de transportadores, ocasionada pelas baixas barreiras de entrada, fatores que contribuem para que as empresas do setor tenham uma baixa rentabilidade. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo propor um quadro referencial no processo de planejamento e gestão estratégica para utilização por empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com profissionais de empresas do setor para identificar as ferramentas de gestão e planejamento estratégico que essas empresas utilizam. Após, buscou-se identificar as características do setor com o objetivo de verificar ferramentas de gestão e planejamento estratégico que possuem maior aderência ao setor para a composição do quadro referencial. Analisando-se as ferramentas utilizadas pelas empresas pesquisadas, observou-se que essas empresas utilizam ferramentas tradicionais e consolidadas de gestão e planejamento estratégico, que não privilegiam a busca pela inovação de valor em suas propostas. Com a análise realizada nas empresas pesquisadas do setor, identificou-se a importância da utilização no processo de gestão e planejamento estratégico de ferramentas que propiciem inovação em seus modelos de negócios para que as empresas consigam diferenciar-se da concorrência na busca de novos mercados, de novas demandas e de novas ofertas de valor. A partir deste diagnóstico, utilizando-se um conjunto de ferramentas tradicionais e já conhecidas pelas empresas e de ferramentas que propiciam e privilegiam os processos de inovação de valor, propôs-se o quadro referencial de gestão e planejamento estratégico para empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Este quadro referencial foi submetido a especialistas do setor e avaliado por esses em um processo de análise crítica, cujos resultados foram satisfatórios, reforçando a pertinência e validade do quadro referencial como elemento condutor para a inovação de valor nas empresas do transporte rodoviário de cargas.