Resumo:
Este trabalho tem por objetivo percorrer o caminho de construção de notícias no Twitter a partir dos fluxos de informações desenvolvidos na plataforma e o uso que o jornalismo faz deles. Através da movimentação dos atores em rede e intensos processos de negociação e tradução das mensagens, nota-se um conjunto de trocas simbólicas que são ressignificadas a todo o momento, gerando um fluxo semiótico marcado pela disputa de poder e visibilidade dentro da rede. A hipótese proposta é que alguns acontecimentos já têm em sua constituição elementos das redes sociais digitais que os permitem se proliferar com maior intensidade dentro desse ambiente semiosférico. Para isso, foram observados dois acontecimentos da ordem do imprevisível, refletidos como fenômenos das redes sociais digitais: a quase separação da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, onde a análise se centrou exclusivamente na apropriação jornalística do caso e o meme Luiza do Canadá, observado de acordo com a sua construção no Twitter, os fluxos desenvolvidos e a apropriação do jornalismo. A partir de uma análise qualitativa dos materiais coletados e à luz de conceitos da semiótica da cultura e da linguagem, propomos um exercício de reflexão sobre o ambiente onde se estabelecem esses processos que desencadeiam agendas difusas entre o público e os media e revelam novos fenômenos culturais na sociedade.