Resumo:
A inovação torna-se cada vez mais relevante para a competitividade das empresas contemporâneas. No entanto, os contextos para inovar são cada vez mais dinâmicos, incertos e complexos e demandam novos modelos, formas e ferramentas de gestão e inovação. O principal desafio da empresa pesquisada está em mudar a sua perspectiva da inovação incorporada no desenvolvimento de produtos para um ambiente organizacional inovador. Dado este contexto, foi estabelecido como objetivo avaliar as potencialidades da inovação orientada pelo design da empresa Artecola Química. A presente pesquisa-ação de delineamento qualitativo foi dividida em duas etapas, sendo a primeira composta do diagnóstico atual do processo de inovação da empresa e na segunda etapa foi desenvolvida uma vivência prática com 12 (doze) pessoas para, a partir de uma nova perspectiva da inovação orientada pelo design, avaliar suas potencialidades para inovar num cenário de mudanças e incertezas. Foram efetuadas entrevistas em profundidade com os participantes da pesquisa para compreender a sua percepção em relação ao processo de inovação atual. Estes colaboradores participaram de uma vivencia prática utilizando a metodologia de design thinking para solução de um desafio real da empresa e após a experiência foram efetuadas novas entrevistas em profundidade com os mesmos para avaliar as potencialidades da inovação orientada pelo design. Inicialmente, pode-se afirmar que a empresa é percebida no mercado como inovadora, mas, após estudos acadêmicos desta pesquisa e comparando com alguns arquétipos e modelos de inovação, verificou-se que a empresa precisa de processos e capacidades diferentes das atuais para ser considerada uma empresa inovadora. Os principais fatores inibidores identificados como estrutura, processos e pessoas podem ser minimizados com a determinação de promover mudanças, de desafiar o status quo e arriscar mais, porque inovar é correr riscos. A aproximação da abordagem do design, que tem natureza colaborativa e exploratória, com os modelos tradicionais oferece caminhos no presente para a empresa desenvolver a inovação com visão sistêmica no futuro. Para dar os primeiros passos desta mudança e adotar modelos não lineares, interativos e de experimentos, sugere-se iniciar com um projeto piloto orientado pelo design, conforme mapa conceitual proposto na presente pesquisa-ação.