Resumo:
O objetivo do trabalho é explicitar tendências de imagem-violência no cinema brasileiro contemporâneo. O referencial teórico de base para a pesquisa é construído a partir de Bergson e Deleuze. Quanto à violência, o referencial é construído a partir de Derrida em relação à desconstrução, e, subsidiariamente, a partir da teoria da violência de Benjamin. O objeto empírico da pesquisa é delimitado em dez filmes contemporâneos que tematizam a violência e foi composto a partir do procedimento da cartografia. A organização das análises é feita em séries, seguindo princípios do procedimento realizado por Deleuze em “Lógica do Sentido”. Cada série apresenta uma tendência ou aspectos de uma tendência e pode ser lida independentemente ou em aproximação com quaisquer outras séries, sem a necessidade de um fluxo obrigatório. Dentre outras considerações, observo nas séries de análises as diferenças das violências de acordo com as variações da concepção de tempo na imagem. Observo, também, que a violência tende a estar inscrita num sistema de julgamento que lhe direciona o entendimento e a experiência. Enfim, insiro a pesquisa num contexto maior referente ao desafio do cinema brasileiro contemporâneo de construir uma violência especifica da imagem, para além da violência social que é o tema dos filmes.