Resumo:
O presente estudo procurou entender como se estabelece o alinhamento da estratégia definida pela multinacional brasileira em sua subsidiária no exterior, tendo como foco o estudo de caso da empresa brasileira Artecola e sua subsidiária Pegatex, na Colômbia. Esta dissertação é um estudo de caso único, onde a coleta dos dados foi realizada através de pesquisa documental, observação direta em ambas as fábricas e entrevistas semi-estruturada com membros envolvidos com a estratégia no Brasil e na Colômbia. Para tanto, foi realizada uma análise do processo de internacionalização da Artecola e em especial do contexto econômico colombiano e da aquisição da Pegatex. Sobre o tema central do alinhamento na relação matriz-subsidiária, verificou-se que a Artecola tem desenvolvido alguns métodos para alinhamento operacional com as suas unidades obtendo relativo sucesso, também foi identificado que estes métodos poderiam ser mais flexíveis e adaptados a cada realidade aplicada (país e subsidiária). Além disso, a relação entre as empresas demonstrou participação ativa de ambas, de um lado o intenso apoio da matriz a questões gerenciais, e por outro lado aprende com a subsidiária na melhoria dos processos operacionais, know-how de produto e atuações estratégicas no mercado local. Desta forma, se evidenciou que mesmo sem um planejamento estratégico, existe alinhamento estratégico entre as unidades com relação aos objetivos corporativos, bem como a execução destes pela Pegatex, visando ampliar atuação regional desta unidade para global.