Resumo:
Esta dissertação tem como preocupação mais ampla compreender o impacto da associação de técnicas e tecnologias digitais ao processo produtivo da fotografia publicitária através e a partir das próprias fotografias postas em circulação pela publicidade nos últimos anos. Nesse sentido, as questões motivadoras das reflexões aqui desenvolvidas dizem respeito ao estatuto da fotografia na contemporaneidade e, em particular, da fotografia publicitária. Para enfrentar tal problemática de modo operacional optou-se por analisar as fotografias selecionadas no “Prêmio Fundação Conrado Wessel – Categoria Fotografia Publicitária”, entre os anos de 2003 e 2006, recorte legitimado pelos próprios agentes envolvidos com a prática da fotografia publicitária, já que o referido prêmio consolida-se como um lugar onde concepções, limites e valores inerentes a este campo tão fluído e poroso são firmados e afirmados tanto pela própria instituição como pelos agentes por ela mobilizados. Neste contexto empírico, buscou-se compreender e definir a diferenciação que a publicidade, através de suas práticas sugere para o conceito de fotografia; elaborar o lugar das tecnologias e técnicas de manipulação digital na construção de fotografias para a publicidade considerando as leituras possíveis; formular tensões entre a utilização destas técnicas e tecnologias e a nossa compreensão e leitura das imagens fotográficas no contexto publicitário; buscar inferências de definição de fotografia publicitária a partir das relações entre as dimensões semio-técnicas e os processos de leitura e produção da fotografia publicitária. Na análise das imagens procedeu-se, inicialmente, a uma leitura “interna”, de caráter técnico-iconográfico, e a seguir foram empregados recursos “externos”, em especial entrevistas, com a finalidade de devolver as fotografias ao seu contexto publicitário original.