Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar as conversações e a consequente sociabilidade entre jovens moradores da zona rural de Pelotas – município situado na região Sul do Rio Grande do Sul – por meio do Facebook. Mais especificamente, visa a perceber se os jovens estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Elizabeth Blaas Romano tiveram suas relações com os colegas alteradas a partir do uso deste site de rede social. Além disso, pretende apontar elementos que ajudem na compreensão de como os jovens rurais se inserem numa realidade globalizada de consumo de mídias e tecnologias. Para isso, o referencial teórico aborda as noções de culturas juvenis e juventude rural, inserindo-as num contexto de consumo e uso de tecnologias, e no âmbito das mediações. Com relação à perspectiva comunicacional, aborda a sociabilidade frente à sociedade em rede e os conceitos de redes sociais, sites de redes sociais, laço social, capital social e interação. A metodologia, por sua vez, é construída em torno de um estudo de caso, de maneira a identificar as particularidades do grupo estudado, sem pretensões generalizantes. Num primeiro momento, durante o movimento exploratório, foram realizadas entrevistas por telefone com agricultores familiares da região e entrevistas semi-estruturadas junto a uma turma de segundo ano da escola, de maneira a subsidiar a construção do desenho de pesquisa. Em seguida, a aplicação de questionários em visita à escola e algumas conversas informais se somaram ao material já coletado de maneira a delimitar as características deste grupo e, também, de forma a identificar algumas mudanças na interação com os colegas a partir do uso do Facebook. Dentre os resultados, observou-se o uso frequente de tecnologias enquanto ferramenta para mediação de sociabilidade, o que incidiu em maior contato e, portanto, em melhoria das relações interpessoais fora do ambiente escolar. Além disso, o uso do Facebook também aumentou a sociabilidade com parentes e pessoas mais distantes, abriu espaço para interação com desconhecidos e possibilitou mais acesso a atualidades. No entanto, verificou-se que as práticas de sociabilidade off-line continuam bastante presentes entre esses jovens, ou porque nem todos têm acesso, ou porque (ainda) não dominam as linguagens da internet e dos sites de redes sociais.