Autor |
Ferreira, Rejane Ricardo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3573642188338555; |
Orientador |
Giering, Maria Eduarda; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9369529788005920; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A divulgação científica por meio de blogs de revistas científicas; |
Resumo |
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender como os blogs de revistas científicas se organizam e em que medida contribuem para o processo de divulgação da ciência para a sociedade em geral. Para isso, realizou-se um estudo comparativo de três blogs de divulgação científica que estão nos sites das revistas: Ciência Hoje, Mente e Cérebro e Scientific American Brasil. Foram observados aspectos relacionados à organização das informações e as diferentes estratégias discursivas empregadas pelos enunciadores com o intuito de suscitar maior interesse pela leitura por parte dos internautas. Para a fundamentação teórica, empregamos a teoria Semiolinguística, que sustenta a noção de contrato de midiatização científica proposto por Charaudeau (2008) e estudos de Adam e Lugrin (2000) sobre hiperestrutura. Além disso, usamos as categorizações sugeridas por Primo (2011) acerca do termo Interatividade e as considerações propostas por Xavier (2009) que abordam a noção de Hipertexto, pois levamos em conta que os blogs possuem características pertinentes as iniciativas de webjornalismo. Utilizou-se na presente pesquisa ideias apresentadas por estudiosos da divulgação científica como Zamboni (2001), Possenti (2001), Jurdant (2006), Charaudeau (2008) e Vogt (2006), entre outros. O desafio deste estudo é mostrar estratégias que são empregadas pelos blogs das revistas científicas mencionadas que visam captar e informar cada vez mais um número maior de leitores.; |
Abstract |
The purpose of the present master's thesis is to understand how blogs in scientific journals are organized and to what extent they help the process of disseminating science into wider society. Therefore was carried out a comparative study among three scientific dissemination blogs located at the websites of the magazines: Ciência Hoje, Mente e Cérebro and Scientific American Brasil. Aspects related to the organization of the informations and the different discursive strategies used by the enunciators to raise the internet users´ interest for reading were monitored. For the conceptual foundations, we used the Semiolinguistic theory, which supports the notion of communication contract proposed by Charaudeau (2008), and studies about hyperstructure by Adam and Lugrin (2000). Moreover, we used the classifications suggested by Primo (2011) on Interactivity and Xavier´s (2009) considerations about the notion of Hypertext, since we considered that the blogs show characteristics pertaining to web journalism initiatives. Ideas presented by experts on dissemination of scientific knowledge, like Zamboni (2001), Possenti (2001), Jurdant (2006), Charaudeau (2008) and Vogt (2006), among others, were used in present research. The challenge of our study is to show up strategies used by the mentioned blogs in scientific journals to attract and inform increasingly a wider number of readers.; |
Palavras-chave |
Blog; Midiatização científica; Popularização da ciência; Mediatization of science; Popularization of science; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2012-06-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4172; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |