Resumo:
A pesquisa visa problematizar e produzir conhecimento sobre o modo como o bispo católico e atual presidente paraguaio, Fernando Lugo, é construído nos espaços midiáticos brasileiros, a saber, as revistas semanais Carta Capital, Época, Isto É e Veja, bem como nas significações de intérpretes qualificados da realidade latino-americana, durante o período de maio de 2007 a julho de 2010. Assim, atentamos para aspectos históricos, políticos, culturais, midiáticos e simbólicos, que perpassam a trilha percorrida por Lugo para chegar ao poder no Paraguai. Para tanto, partimos de procedimentos exploratórios, visando contextualizar de forma ampla e aprofundada as distintas configurações e relações que fazem parte do panorama atual do Paraguai. Igualmente, buscamos compreender os diferentes elementos, componentes, matrizes e momentos biográficos, culturais e simbólicos que caracterizam Fernando Lugo. Nesse sentido, concebemos como mote da construção metodológica da pesquisa, a estruturação de um olhar amplo e integral dos processos comunicacionais de fabricação da figura do atual chefe de Estado do Paraguai, a partir da análise comunicacional dos produtos midiáticos das revistas selecionadas, atentando para os aspectos e características das mensagens e construções simbólicas de Lugo, promovidas pelas mídias investigadas. Ainda, através do mapeamento e problematização de contribuições conceituais pertinentes e da reflexão aprofundada das estratégias, lógicas e procedimentos de pesquisa de diversos autores, visualizamos três questões pertinentes para compreender o problema-objeto, a tratar, a questão da política, da produção de sentido e da cidadania comunicacional. Assim, compreendemos que o surgimento do presidente paraguaio, como uma nova figura política e midiática, aciona formas de produção simbólica das mídias observadas, não raro, atrelando-o a elementos sociais, culturais, históricos e simbólicos do contexto latino-americano, bem como a configurações particulares de cada um desses meios de comunicação. Desse modo, buscamos produzir conhecimento válido e transformador dos processos comunicacionais problematizados, contribuindo para o debate e para as pesquisas no campo das Ciências da Comunicação.