Resumo:
O setor da construção civil tem buscado se adequar às exigências do mercado imobiliário para atender a um novo perfil de consumidor, com novos estilos de vida, esquemas de trabalho individualizados e maior nível de exigência. Empreendimentos têm sido reconfigurados e passaram a considerar com mais ênfase questões como a satisfação dos usuários e a qualidade da edificação. Algumas das opções adotadas pelas empresas são a flexibilização de projeto (diferentes opções de plantas) e a possibilidade de personalização das unidades (modificações de layouts de plantas, materiais de acabamento e instalações). Entretanto, com a participação dos usuários nas definições de projeto, a quantidade de intervenientes no processo e a troca de informações aumentaram, originando falhas na comunicação e na retroalimentação do projeto. Esta é uma das causas de retrabalho e perdas durante a execução da obra, gerando atrasos no cronograma da obra e elevando os custos de produção. Este trabalho tem o objetivo de investigar os processos de flexibilização e personalização de unidades habitacionais, em edificações verticais residenciais de classe média comercializadas em Porto Alegre, RS. A pesquisa foi desenvolvida através de um estudo de casos, com entrevistas e acompanhamento de obras em quatro empresas construtoras de Porto Alegre. Além disso, foi realizada uma pesquisa na publicidade de venda de empreendimentos para identificar o nível de flexibilização e personalização ofertado no mercado imobiliário da Região Metropolitana de Porto Alegre. A partir da análise destas informações foram propostas diretrizes para melhoria da gestão de projetos com possibilidade de modificações, tais como dispositivos móveis com Internet sem fio; extranets de projeto e softwares BIM, visando à eficiência da comunicação entre os intervenientes e a redução de retrabalho.