Resumo:
O desenvolvimento de produto é um processo de negócio chave que contribui para a competitividade e sustentabilidade econômica de curto prazo das organizações, bem como gera impactos ao longo do ciclo de vida de produtos e processos dessa organização. Com essa percepção, abordagens ecoeficientes (Ecodesign e Design for Sustainability) e ecoefetivas (Cradle to Cradle, Ecologia Industrial, Performance Economy e Economia Circular) podem ser usadas para orientar o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Dada a diversidade de conceitos identificados na literatura, esta dissertação propõe um modelo de avaliação de maturidade no uso de sustentabilidade no desenvolvimento de produto. O método de pesquisa foi o Design Research. Um modelo conceitual foi desenhado a partir da revisão bibliográfica, avaliado por especialistas e possibilitou a construção de um instrumento composto por questionário e escala de maturidade. O modelo de maturidade proposto foi comparado com o modelo de maturidade de Hynds et al. (2014), permitindo identificar similaridades e diferenças. Posteriormente, foi aplicado às montadoras brasileiras de veículos de passeio, em função da relevância, complexidade e impactos desse elo da cadeia de produção ao longo do ciclo de vida dos produtos. A aplicação do modelo proposto permite identificar que o setor está focado estritamente no curto prazo, com o viés para as etapas de manufatura e uso do produto. Existem barreiras de ordem estrutural (leis e políticas públicas, educação do consumidor) que desestimulam essas organizações a investirem em direção ao desenvolvimento de produtos mais sustentáveis.