Resumo:
O presente trabalho, focado na indústria automotiva e calcado em literaturas acadêmicas, se propõe a revisitar conceitos e modelos de sistemas produtivos sob o ponto de vista dos sistemas corporativos de produção. Neste trabalho, o sistema corporativo de produção da General Motors, o GMS – Global Manufacturing System, foi analisado através da metodologia de estudo de caso, onde foram estudados aspectos de sua construção e implementação. Dimensões como: custo, qualidade, flexibilidade, velocidade e confiabilidade de entrega, serviço ao cliente, inovatividade e segurança nas operações foram avaliadas pelos gestores da General Motors do Brasil, planta de Gravataí-RS. Entre as dimensões acima citadas os respondentes foram instigados a escolher cinco entre as mais contributivas para o GMS e aquelas que de alguma forma representavam ser ganhadoras ou qualificadoras de pedidos. A partir da escolha das dimensões mais relevantes, se avaliou o quanto os 33 elementos que constituem o GMS contribuem para a produção da empresa em cada dimensão competitiva e se estes de alguma forma representavam trade-offs para o sistema. Esses elementos foram esmiuçados em seu uso, inconsistências e implantação no ambiente fabril avaliado. Considera-se que o estudo apresentado aproxima as abordagens operacionais com os delineamentos acadêmicos, evitando a implementação de iniciativas ineficientes e inconsistentes com os macro objetivos dos sistemas corporativos de produção.