Resumo:
Este estudo consistiu na avaliação, por um grupo de usuários, de um serviço de assistência especializada em HIV/AIDS em Porto Alegre, RS, relacionando as percepções do grupo com as dimensões do questionário eletrônico de avaliação do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais - QUALIAIDS, na perspectiva da integralidade e da humanização. Para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de grupo focal e análise temática. Nos resultados, evidenciou-se a importância dos elementos acolhimento e acesso na avaliação do serviço feita pelos usuários, influenciando o estabelecimento de vínculo, a adesão ao tratamento e a preferência pelo serviço. Foi constatada a satisfação do usuário no uso do serviço. A pressão da crescente demanda interfere negativamente na relação usuárioserviço. A organização de práticas em saúde, bem como estudos aprofundados sobre o tema, são necessários para atenuar o preconceito de pessoas vivendo com HIV/AIDS. Este trabalho mostra a pertinência de considerar a participação do usuário nas avaliações de serviços de saúde para a qualificação da assistência.