Resumo:
Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental para gerenciar sua legitimidade social, verificando o objetivo da evidenciação, se é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; a forma como isso ocorre se de maneira pragmática, moral ou cognitiva e as estratégias utilizadas para esse fim. Para isso, são examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compõem a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por 30 empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizam a evidenciação ambiental como instrumento para gerenciar sua legitimidade social, fazendo isso de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras.