Resumo:
O tema de pesquisa deste projeto de mestrado trata da forma como as cidades contemporâneas estão se desenvolvendo em relação às novas tecnologias de informação e comunicação e como se utilizam das plataformas digitais para valorização da sua imagem, ao inserirem-se no contexto das cibercidades. A investigação desenvolvida é um estudo de caso múltiplo, com foco nas capitais brasileiras e nas plataformas digitais que as representam, sejam estas governamentais, turísticas, sociais ou colaborativas. Essa análise leva em conta os modelos de referência mundiais existentes e os estudos teóricos já desenvolvidos sobre cibercidades, principalmente no que se refere aos modelos de cibercidades, de Lemos (2002) e a arquitetura de plataforma da cibercidade, desenvolvido por Ishida (2002) para Kyoto, de forma a obter subsídios de análise e poder tecer um panorama geral de como as cibercidades se estruturam no Brasil, buscando, através, desses resultados, formatar comparativos e contextualizar os problemas existentes, através da visão do design estratégico, gerando dados para novos estudos de como o design pode atuar na construção estratégica das cidades, no universo digital.