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Análise do sistema-produto e a contribuição do design estratégico no processo de desenvolvimento de empreendimentos imobiliários

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Autor Dill, Juliano Sezerá Fredriksson;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9297292003912795;
Orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Análise do sistema-produto e a contribuição do design estratégico no processo de desenvolvimento de empreendimentos imobiliários;
Resumo O presente trabalho apresenta a pesquisa que teve por objetivo avaliar o sistemaproduto dos empreendimentos imobiliários da cidade de Porto Alegre e seus respectivos modelos de desenvolvimento. O trabalho progrediu por meio de estudo de casos de duas incorporadoras de diferentes portes e entrevista com um especialista no setor. As entrevistas foram conduzidas por meio de um questionário semiestruturado dividido em três grupos de perguntas. O primeiro grupo teve como objetivo caracterizar o perfil do entrevistado e da empresa. O segundo grupo de perguntas objetivou sistematizar e analisar as etapas, os agentes e processos intervenientes ao desenvolvimento dos empreendimentos imobiliários, partindo do motivo de decisão de compra do terreno até as ações de pós-venda do apartamento. O terceiro grupo de perguntas buscou reconhecer como está organizado o sistema-produto desses empreendimentos sob o ponto de vista do gestor do projeto. Organizaram-se relatórios e seguiu-se uma análise comparativa entre os casos e o referencial teórico utilizado. O estudo aponta para características distintas entre incorporadoras, enquanto a de maior porte utiliza mais amplamente recursos de etapas metaprojetuais e de design de experiências a de menor porte foca sua atenção às etapas projetuais.;
Abstract This paper presents the research that had as a goal to evaluate the system-product of real estate in Porto Alegre city and their models of development. The work progressed through case studies of two developers of different sizes and interview with an industry expert. The interviews were conducted by means of a semistructured questionnaire divided into three groups of questions. The first group aimed to characterize the profile of the interviewee and the company. The second group of questions aimed to systematize and analyze the steps, actors and processes involved in developing real estate projects, starting on the reason for the decision to purchase the land to the actions of post-sale apartment. The third group of questions sought to recognize how is organized the system-product of these ventures from the point of view of the project manager. Reports were organized and followed a comparative analysis between cases and theoretical reference. The study points out distinct characteristics among real state incorporation companies, while the larger size used more resources of metaprojectuals steps and experience design the smaller company turns his attention to projective steps.;
Palavras-chave Design estratégico; Método projetual; Desenvolvimento de novos produtos; Incorporação imobiliária; Strategic design; Projectual method; New product development; Real state incorporatio;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-11-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4019;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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