Resumo:
A evidenciação de informações, segundo perspectivas da teoria de agência, apresenta-se como uma forma de reduzir a assimetria informacional entre os agentes econômicos no mercado. Contudo, algumas desvantagens são apontadas pela teoria de custo do proprietário, mediante os custos gerados pela evidenciação de informações privadas, dentre eles: os custos de elaboração e divulgação e os custos provocados pela utilização das informações pelos concorrentes. Esta pesquisa busca evidências sobre a relação entre informações evidenciadas
nos pareceres de auditoria das companhias e a variação do valor médio de suas ações no mercado. A população do estudo é composta por 211 companhias abertas e não financeiras com ações negociadas na Bovespa em seu mercado tradicional, referentes aos exercícios findos em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Considerando que muitas dessas empresas não se encontravam listadas em todo este período, como também não apresentavam pareceres com ressalvas, foram excluídas 178 empresas, configurando uma amostra final de 33 (trinta e três) companhias. Este estudo caracteriza-se, num primeiro momento, pela análise de conteúdo do Disclosure realizado nos pareceres de auditoria. Por meio da análise de conteúdo, elaborou-se uma lista de indicadores de informações evidenciadas. Na sequência, foram criadas categorias de indicadores, para o desenvolvimento de análise estatística. Os resultados obtidos revelaram que o indicador de evidenciação de práticas contábeis possui um coeficiente positivo explicativo acerca da variação do valor médio das ações, o que vem ao encontro dos pressupostos da teoria de agência.