Autor |
Maffazioli, Ricardo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8185124277505931; |
Orientador |
Trez, Guilherme; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1546118902885558; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A inserção do design estratégico no processo de inovação e desenvolvimento de produtos; |
Resumo |
Partindo da ideia de que a inovação de produtos e processos são fatores essenciais para a competitividade e a sobrevivência das empresas no mercado, o presente estudo objetivou analisar o desenvolvimento de produto pela ótica do Design Estratégico e suas ferramentas. A partir desta premissa, foi proposto um novo modelo de desenvolvimento dentro de uma empresa do ramo metal-mecânico de abrangência internacional. Para a análise, foram confrontados os modelos utilizados hoje no mercado, com a visão dos teóricos do design, através de entrevistas e pesquisas. Estas informações trouxeram subsídios para a criação e implementação de um novo modelo de projetação baseado no Design Estratégico. Com isto, pode-se avaliar a importância de cada uma das ferramentas disponibilizadas por esta metodologia e, assim, gerar um novo modelo de desenvolvimento de produto com foco direcionado para a inovação. No decorrer da pesquisa, também foi possível analisar o comportamento do grupo que fez parte do processo e os resultados apresentados por este modelo.; |
Abstract |
Considering that the innovation of products and processes are essential for competitiveness and survival of companies in the market, the present study aimed to analyze the development of a product from the optical view of Strategy Design and its tools. Based on this premise, a new model of development is proposed in an international company from the metal mechanic field. The presented analyzes is based on new models available in the market and on the vision of design theorists. The information presented brought grants for the creation and implementation of a new model based on the Strategic Design. From this perspective, it could be evaluated the importance of each tools available, thus generating a new model focused on innovation. During the research process was also possible to analyze the group’s behave that were part of the process and the results presented for this model.; |
Palavras-chave |
Processo de inovação; Desenvolvimento de novos produtos; Design estratégico; Innovation process; New products development; Strategic design; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2012-04-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3991; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |