Resumo:
A concorrência gerada pela globalização e a busca por produtos que satisfaçam os consumidores fazem parte da indústria de alimentos. Para tanto, os projetos de desenvolvimento de produtos são fundamentais para as empresas, uma vez que em 2012 as indústrias de alimentos geraram produtos ao equivalente a 9,5% do PIB brasileiro e faturaram R$ 431,9 bilhões. O setor alimentício se tornou líder, em valor bruto, entre as indústrias de transformação do Brasil. Contudo, identifica-se significativa quantidade de projetos de desenvolvimento de produtos que falham por razões diversas: a) escopo mal definido; b) mudanças do escopo durante o projeto; c) aumento de custo do projeto; d) elevado tempo de projeto. A literatura pertinente a essa temática apresenta alguns modelos de desenvolvimento de produtos alimentícios. No entanto, não foca a definição de escopo, refletindo a informalidade dessa etapa em todo o processo. O objeto de pesquisa dessa investigação é o escopo dos projetos de desenvolvimento de produtos para a indústria alimentícia. Contrariamente à ciência tradicional, essa pesquisa não se limita à descrição, à explicação e à predição do fenômeno em tela. A pesquisa avança para a proposição de um artefato que melhor trate do objeto de pesquisa. Por essa razão, para a realização desse trabalho, foi utilizada a Design Science Research como condutora metodológica. Como resultado, se propôs um artefato, especificamente um método para a definição do escopo de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios. O método proposto foi desenvolvido a partir da combinação e do refinamento de alguns passos: a) da pesquisa bibliográfica; b) da experiência prática; c) da pesquisa realizada com especialistas do setor de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas da indústria alimentícia. O método e sua relevância para o setor de alimentos foram avaliados por especialistas, confirmando que, para uma definição adequada do escopo de projeto de desenvolvimento de produtos alimentícios, é necessário um processo sistemático, flexível e de visão sistêmica, sugerindo, assim, o aumento das chances de sucesso, reduzindo custo e tempo do projeto. A contribuição desse trabalho é apresentar um método sistemático para definição do escopo de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios.