Resumo:
A economia de serviços é uma realidade cada vez mais presente em diversos mercados mundiais. Esta evidência pode ser percebida tanto através da mão de obra empregada pelo setor, quanto pela participação do mesmo nos resultados da economia de alguns países. A partir destes fatos a gestão de operações de serviços ganha relevância no contexto atual e ainda há muito espaço para pesquisas acadêmicas. Fato este explicado pela dificuldade da definição de serviços, a falta de processos definidos e o efeito da variabilidade no desempenho. Uma área que vem ganhando destaque entre os pesquisadores é a gestão do conhecimento. Dentro desta área existem empresas de serviços que trabalham intensivamente com o conhecimento; as mesmas são denominadas KIBS (Knowledge Intensive Business Services). As KIBS têm um papel fundamental na aprendizagem e na inovação numa economia baseada no conhecimento, sendo que o setor de TI (Tecnologia da Informação) é o mais promissor. O setor de TI no Rio Grande do Sul vem crescendo anualmente e mais de 70% das empresas do setor são de desenvolvimento de software customizado. Diante deste cenário - Gestão de Operações de Serviços, Gestão do Conhecimento e KIBS de TI - o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo de gestão de operação de serviços para KIBS de TI de desenvolvimento de software customizado. A pesquisa seguiu as seguintes etapas: (i) Etapa 01, exploração bibliográfica e observação direta; (ii) Etapa 02, desenvolvimento do modelo; (iii) Etapa 03, avaliação de especialista; (iv) Etapa 04, ajustes no modelo; (v) Etapa 05, método de implantação; (vi) Etapa 06, aplicação do modelo; (vii) Etapa 07, análise dos resultados; e (viii) Etapa 08, conclusão do projeto. Os principais resultados a partir do cumprimento dos objetivos da pesquisa foram a estruturação da gestão operacional da empresa onde o modelo foi aplicado, os resultados para a empresa desta estruturação, e a identificação dos itens do modelo onde os resultados foram melhores e onde precisa-se ajustar ou dar um prazo maior para aplicação do modelo. Os resultados apresentados são avaliados no contexto da empresa na qual o modelo foi aplicado.