Resumo:
Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, empresas de manufatura buscam diferenciação da inovação e se deparam com um desafio cada vez maior: o de gerenciar e criar o conhecimento para materializá-lo em inovação de produtos. O objetivo geral desta pesquisa é o de analisar os processos de importação, absorção e criação de conhecimentos associados à inovação no desenvolvimento de produtos em um fabricante de calçados infantis. Para sua realização foi utilizada a metodologia do tipo qualitativo, sendo adotado o estudo de caso único. Como estratégia de pesquisa foi analisada uma empresa fabricante de calçados infantis que é reconhecida por suas estratégias inovadoras. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos, entrevistas e observação participante. Para orientar a análise e discussão dos dados foram observadas três categorias de análise: as etapas intensivas em conhecimento, os processos de importação e absorção de conhecimentos e os processos de criação de conhecimentos no desenvolvimento de produtos. O estudo revelou cinco etapas intensivas em conhecimento no desenvolvimento de produtos: a primeira referente à criação dos produtos pelos estilistas; a segunda na validação com gerente de produtos; a terceira relativa à validação dos produtos com os gestores internos; a quarta relativa à validação com fontes externas e a quinta etapa na validação final dos produtos com gestores da empresa. Com relação à importação e absorção de conhecimentos, identificou-se que os mesmos foram propiciados principalmente pelo acesso a dados disponíveis na internet, em blogs especializados em tendências da moda, especialmente do vestuário adulto. Já, a criação de conhecimento é propiciada por fóruns de inovação internos e externos realizados pela empresa que estimulam a interação com médicos, publicitários, lojistas, franqueados e representantes comerciais. Os resultados mostram que existe ainda uma forte cultura voltada para a inovação na empresa estimulada pela liderança exercida pelo presidente da empresa e que, no caso investigado, a combinação de forças internas e externas na construção do conhecimento torna-se uma aptidão estratégica de difícil imitação pela concorrência.