Resumo:
Esta dissertação apresenta estudo realizado no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), sobre a mediatização social em partidas de futebol. O objetivo central da pesquisa é compreender as lógicas de mediatização que atuam – via processos interacionais – sobre os 90 minutos de jogo. Para atingi-lo, realizamos 14 deslocamentos para trabalho de campo durante sete meses. O método para coleta de dados foi a etnografia; através da técnica da observação participante percorremos os setores das arquibancadas, sala de imprensa e cabines de imprensa; nestas, visitamos as cabines da imprensa escrita, Rádio Guaíba e RBS TV. Para a compreensão da mediatização social pelas relações entre campo esportivo e campo midiático dimensionamos a realidade dos jogos em três partes. Na primeira consideramos que as disputas envolvem três momentos: o antes, o durante e o depois dos jogos. A segunda parte mostra o funcionamento da instituição Sport Club Internacional conforme lógicas de mídia. Na última, são conhecidos modos de operação das mídias impressa, radiofônica e televisiva na cobertura de jogos de futebol.