Resumo:
Na busca pela competitividade, as organizações buscam na cadeia de valor identificarem suas atividades de relevância estratégica para que se possam entender as origens e os potenciais de diferenciação e o comportamento dos custos. Dessa forma, as atividades de potencialização estão relacionadas com o desempenho dos processos internos e com o crescimento organizacional. O objetivo desse trabalho é identificar, na cadeia de valores da organização objeto do estudo de caso, quais as atividades e elos de maior potencial de valor agregado, identificando possíveis oportunidades do uso da Tecnologia da Informação (TI) para obter vantagem competitiva ao negócio da empresa. O trabalho apresenta o estudo de caso como modalidade de pesquisa qualitativa, numa indústria brasileira de grande porte do ramo de bens de consumo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e questionários semiestruturados abertos realizados com Diretor Geral, diretores corporativos e gerentes da alta administração da organização. Assim, o resultado da pesquisa apresentou direcionadores a serem observados que orientam o uso de recursos de TI como forma de alavancar vantagem competitiva para o negócio da empresa, agregando valor na cadeia produtiva, operacionalizando os processos do Sales and Operation Planning (S&OP), estabelecendo ações que impactam nos três níveis de estratégia corporativa, do negócio e funcional.