Resumo:
A expansão do mercado internacional de offshoring de serviços representa oportunidade de negócios para empresas de países que contam com recursos humanos qualificados a custos competitivos, embora estudos revelem que a redução de custos já não é o único fator que motiva as operações offshore de serviços. Entende-se por offshoring as operações de negócios que se desenvolvem no exterior, particularmente em países com economias emergentes. Além de uma busca por economia de custos, através de operações offshoring, empresas têm atentado para a busca de capacidades, como maneira de sustentar e, até mesmo, originar vantagem competitiva em relação às concorrentes. Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre a integração de provedores brasileiros de serviços em projetos de empresas internacionais na cadeia de tecnologia da informação (TI). Explorou-se a literatura sobre operações de outsourcing e offshoring em serviços, bem como estudos sobre capacidades relacionadas aos serviços em TI. Como estratégia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso. Investigou-se a empresa Qualitá que é uma empresa brasileira de TI, cuja prestação de serviços se deu para uma importante empresa internacional, a HP. Os dados obtidos sugerem que a relação de terceirização estabelecida entre a HP e a Qualitá consagrou-se com base nas capacidades reveladas pela Qualitá em seus serviços, seja a nível de capacidades técnicas, como a nível de capacidades gerenciais. Entretando, os dados revelam também que a operação foi subsituída por um investimento da HP em uma operação de offshoring cativo, o que pode significar uma baixa maturidade de empresas locais em acolherem de forma plena serviços em uma perspectiva plena de offshoring.