Resumo:
A presente pesquisa trata do design estratégico na sua relação com o tema da sustentabilidade, a partir de um estudo de caso da marca Osklen, empresa da indústria de moda, com sede no Rio de Janeiro e com lojas em mais de vinte países. Trata-se de uma empresa voltada para a promoção de produtos e serviços sustentáveis que visa, com isso, sensibilizar e conferir visibilidade a temas, projetos e parcerias envolvidos com o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico. Investiga a partir do caso Osklen, como o design de moda, agente de conhecimento e comunicação, cria ações táticas de inovação, participando do processo de uma cultura para a sustentabilidade. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar, a partir do design estratégico, o valor do conceito de sustentabilidade no sistema-produto de moda, como estratégia competitiva adotada no processo de inovação. A presente pesquisa, a partir desse recorte, analisa a indústria de moda Osklen e suas manifestações de comunicação, seus conceitos com relação à sua identidade e à sua proposta de sustentabilidade; na conjugação de resultados econômico-financeiros, sociais e ambientais, na medida em que o design da Osklen vem sendo um veículo de informação e produção de novos conceitos de moda e sustentabilidade.