Resumo:
No contexto de pesquisa, a Appraisal Theory (AT) lida com a compreensão do processo de avaliação de eventos que resulta em emoções (Scherer, 2001, 2005; Ekman, 1992), pensando-o através da produção linguística dos falantes (Martin e White, 2005). Dentro dessa dimensão, o presente trabalho se propõe a compreender como a AT pode ser utilizada para apoiar a investigação e a análise da emoção de satisfação de alunos de cursos EAD, na tentativa de esgotar possibilidades de análise linguística a partir do corpus. Nesse sentido, as emoções são pensadas como consequência do processamento cognitivo e consideradas através das escolhas lexicogramaticais realizadas pelos falantes para o compartilhamento de emoções (Martin e White, 2005), pensando a linguagem como representação emocional (Johnstone et al., 2001). Para viabilização da análise proposta, foi realizado grupo focal com alunos de curso de graduação de instituição privada de ensino superior. O roteiro de realização do grupo focal foi guiado pelo modelo componencial da AT em sua perspectiva dentro da Psicologia Cognitiva (Scherer, 2005; Demir et al., 2009) e a produção linguística resultante foi registrada e analisada a partir das possibilidades indicadas por Martin e White (2005). Esses registros foram rastreados em busca de grupos coerentes de palavras reunidas para expressar avaliação de satisfação, identificados como grupos de appraisal (Whitelaw et al., 2005). No total, foram mapeados, transcritos e analisados treze (13) grupos, verificados com relação às escolhas lexicogramaticais utilizadas pelos falantes, tomando-se como base a AT.