RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Alinhamento entre os conteúdos de contabilidade nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil com os pronunciamentos técnicos do CPC harmonizados com as normas internacionais de contabilidade

Mostrar registro simples

Autor Alves, Diego Saldo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3232233398139528;
Orientador Kronbauer, Clovis Antônio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9586157708831103;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Alinhamento entre os conteúdos de contabilidade nos cursos de Ciências Contábeis no Brasil com os pronunciamentos técnicos do CPC harmonizados com as normas internacionais de contabilidade;
Resumo Este estudo teve por objetivo analisar se os conteúdos de contabilidade constantes nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior no Brasil estão alinhados com os Pronunciamentos Técnicos do CPC que tem origem nas normas internacionais de contabilidade. A pesquisa é classificada como descritiva, documental, qualitativa e quantitativa. A amostra é formada por 105 Instituições de Ensino Superior do Brasil que oferecem o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial e que disponibilizaram suas ementas e/ou conteúdos programáticos nas respectivas páginas eletrônicas ou por meio de correio eletrônico pelos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis. As análises dos dados apoiaram-se em tabelas, gráficos, quadros, embasados em técnicas de estatística descritiva e também avaliação de diferenças de médias de aderência por região, organização acadêmica e categoria acadêmica. Os resultados revelaram que a média de aderências das IES brasileiras em relação aos CPCs é de 37,3%, a média de aderência por região encontra-se entre 30% a 40%. Nas instituições de ensino superior públicas e privadas as médias de aderência são de 37,9% e 37,2% respectivamente. Em relação à Organização Acadêmica, o índice médio de aderência dos Centros Universitários é de 40,2%, nas Faculdades 36% e nas Universidades 38%. Os índices de aderência dos CPCs em relação às Instituições de Ensino Superior revelam que os CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, CPC 16 – Estoques, CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, CPC 27 – Ativo Imobilizado e CPC 30 – Receitas possuem índices de aderência de 100% cada. Conclui-se neste estudo, que as IES no Brasil pertencentes a amostra possuem baixa aderência em relação aos CPCs.;
Abstract This study aims to analyze whether the accounting content in the curricula of Accounting courses in higher education institutions in Brazil are aligned with the Technial Pronouncement CPC which origins are the international accounting standards . The research is classified as descriptive , documentary , qualitative and quantitative . The sample consists of 105 higher education institutions in Brazil that offer the Accounting course in classroom mode and publish their syllabus and/ or program content on their web sites or through e-mail by the coordinators of Accounting courses . The analysis of the data relied on tables , graphs, charts , based on descriptive statistics and also evaluation of differences in means of adherence by region, academic organization and academic category. The results showed that the average adherence of Brazilian IES in relation to CPC is 37.3 % , the average of adherence by region is between 30 % to 40%. In public and private higher education institutions the average of adherence are 37.9 % and 37.2 %, respectively. Regarding Academic Organization , the average rate of adherence of University Centers is 40.2 % , 36% in Colleges and universities 38% . Rates of CPCs adherence in relation to higher education institutions shows that the CPC 00 - The Conceptual Framework for Financial Reporting , CPC 16 - Inventories , CPC 26 - Presentation of Financial Statements , CPC 27 - Property, Plant and Equipment and CPC 30 - Revenue indices have 100%. It is concluded in this study that IESs in Brazil belonging to the sample have low adherence in relation to CPCs.;
Palavras-chave Ensino; Alinhamento com os pronunciamentos técnicos do CPC; Normas internacionais de contabilidade; Education; Alignment with the technical pronouncements CPC; International accounting standards;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3870;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística