Resumo:
Esta pesquisa exploratória aborda a Geração Digital com o intuito de promover fonte de informação para briefings de projetos de design focados em um público que vê na Internet a construção de suas sociabilidades. À luz do Design Estratégico, pretendeu-se identificar quais são as teorias que definem essa geração para propor caminhos para uma comunicação mais efetiva entre ela e uma equipe de projeto, potencializando as oportunidades de inovação na entrega de sistemas-produtoserviço. Como ponto de partida, foi realizada uma Revisão de Literatura, seguida de uma Revisão Sistemática de artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – buscando identificar as produções teóricas relevantes sobre o tema Geração Digital. Posterior à etapa preliminar, foi desenvolvido um exercício projetual a fim de se obter quatro cenários que representassem formas de comunicação entre a Geração Digital e uma equipe de projeto, por meio da Construção de Cenários, com base no modelo de Reyes (2010). Os quatro cenários, resultantes do processo, serviram de inspiração para a proposição de um conjunto de orientações para empresas que buscam a inovação através da interação com o consumidor jovem. Como resultado, foram desenhados quatro caminhos projetuais, que revelaram como elemento comum a onipresença da Internet nos processos de projeto e colocaram as redes sociais como facilitadoras do diálogo entre os atores.