RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O processo de produção radiofônica no projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares: a construção de saberes, competências e cidadania no âmbito comunicativo e cultural

Mostrar registro simples

Autor Corrêa, Franciele Zarpelon;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7204130693942431;
Orientador Bonin, Jiani Adriana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5067996940631872;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O processo de produção radiofônica no projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares: a construção de saberes, competências e cidadania no âmbito comunicativo e cultural;
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas educomunicativas constituídas no processo de produção radiofônica do projeto “AlemRede”, buscando entender como participam na configuração de aprendizado e exercício da cidadania comunicativa e cultural. Em sua fundamentação teórica, foram trabalhados os conceitos de diálogo, conscientização, educomunicação, ecossistemas comunicativos, saberes comunicacionais, cidadania comunicativa, mediações e competências culturais. A pesquisa empírica foi realizada em duas etapas, uma exploratória e uma sistemática. Na pesquisa exploratória, desenvolvida a partir de observações e entrevistas com participantes do processo, foram mapeadas as escolas integradas ao projeto “AlemRede” em 2010 e levantados dados relativos ao funcionamento das oficinas de rádio e mídias. Na pesquisa sistemática foram investigados os processos de produção radiofônica realizados em uma escola integrada ao projeto “AlemRede". Desde uma perspectiva transmetodológica, foram construídos procedimentos de coleta de dados que incluíram observação etnográfica de âmbito comunicacional, dinâmica coletiva para a recuperação do processo de produção radiofônica, entrevistas em profundidade e pesquisa documental, para apreender as propostas e ações do projeto “AlemRede” na perspectiva da coordenação geral e local, assim como o processo de produção radiofônica desde suas práticas e as mediações do contexto investigado. Os resultados apontam que as práticas educomunicativas relacionadas ao projeto “AlemRede” contribuem de algum modo para a construção de saberes, competências e cidadania comunicativa e cultural a partir dos processos e das relações sociais e culturais instituídas, mas também possuem limitações em termos de efetivação das características relacionadas à proposta e também, de consistência do processo de produção radiofônica vivido pelos(as) alunos(as).;
Palavras-chave Educomunicação; Cidadania comunicativa e cultural; Produção radiofônica; Mediações;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-04-27;
Agência de fomento Banco Santander / Banespa;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3845;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística