RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Uma arquitetura flexível para promover a integração entre o Moodle e sites de redes sociais

Mostrar registro simples

Autor Silva, Lucas Monteiro Braz da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2586114575421258;
Orientador Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6515044727348778;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Uma arquitetura flexível para promover a integração entre o Moodle e sites de redes sociais;
Resumo Sites de redes sociais são ótimas ferramentas para agregar e aproximar pessoas, no sentido de que elas oferecem diversas formas de interação, provendo a seus participantes facilidade de comunicação e a possibilidade de criarem discussões, comentários e compartilharem recursos que considerem relevantes. A popularidade desses sites é indiscutível. Com milhares de novos usuários todos os dias, exercem bastante atração especialmente entre os mais jovens, que muitas vezes passam a incorporá-los ao seu cotidiano e os utilizam para discutir sobre os mais variados temas. Diante disso, muitos pesquisadores têm se dedicado a investigar se o uso desses sites no contexto de ensino formal seria benéfico. Embora as pesquisas nessa área sejam ainda bastante recentes, este trabalho defende a ideia de que os sites de redes sociais possuem grande potencial para expandir o ensino além das salas de aula e podem ser usados para desenvolver uma cultura de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar um mecanismo para realizar a integração entre o Sistema de Gestão de Aprendizagem Moodle e diferentes sites de redes sociais (como Facebook e Twitter). A partir desse mecanismo o professor passa a dispor de uma nova forma de se comunicar com seus alunos, os quais podem utilizar uma ferramenta familiar e atraente e, possivelmente, se tornarem mais participativos no processo de ensino.;
Abstract Social networking sites are great tools for aggregating and bringing people together, in the sense that they offer various forms of interaction, providing its participants the ease of communication and the ability to create discussions, comments and share resources they find relevant. The popularity of these sites is undeniable. Having thousands of new users every day, they attract especially younger people who often come to incorporate them into their daily life and use them to discuss various themes. Therefore, many researchers have dedicated themselves to investigate whether the use of these sites in the context of formal education would be beneficial. Although these studies are still fairly recent, this work defends the idea that social network sites have great potential to expand education beyond the classroom and they can be used effectively to develop a culture of learning. The objective of this work is to present a mechanism that integrates Moodle with distinct social network sites (such as Facebook and Twitter). From this mechanism, the professors have a new way to communicate with their students and the students can use a familiar and attractive tool and, possibly, become more participative in the learning process.;
Palavras-chave Sites de redes sociais; Integração; Sistemas de gestão de aprendizagem; Social network sites; Integration; Learning management systems;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2012-03-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3838;
Programa Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística