Autor |
Cândido, Luciane Aparecida; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7251041441067970; |
Orientador |
Parode, Fábio Pezzi; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2559908721277242; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Design estratégico e artesanato: estudo da organização Histórias na Garagem; |
Resumo |
Essa pesquisa tem como tema a produção artesanal e o design. Para tanto, tem como objeto de estudo a atuação da loja Histórias na Garagem quanto à valorização cultural/identitária e produção artesanal orientada pelo design a partir de sua aproximação com artesãos. Como problemática de pesquisa tem-se a questão: Como a Histórias na Garagem contribui para a valorização cultural/identitária e reformulação da cadeia de valor da produção artesanal orientada pelo design? Para responder ao problema de pesquisa, indica-se como objetivo geral analisar a aproximação da empresa junto aos grupos Bichos do Mar de Dentro, Canoa, Redeiras e Ladrilã, para a identificação da contribuição na valorização cultural/identitária e reformulação da cadeia de valor da produção artesanal. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa é exploratória, com abordagem de caráter qualitativo; os procedimentos técnicos adotados foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo a partir de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa de campo foi realizada com dois grupos distintos: o primeiro trata das proprietárias e responsáveis pela loja investigada; e o segundo dos grupos de artesãos parceiros selecionados. Como resultado indica-se que a atuação da loja junto aos grupos de artesãos contribui para a valorização cultural/identitária a partir da produção de artefatos que resgatam técnicas de produção artesanal orientados pelo design.; |
Abstract |
This research has as its theme the craftsmanship and design. The study object intends to show the performance of the company “Stories in Garage” on the cultural / identity and handicraft production value-driven design from his approach with artisans. As a research problem is the question: How Stories in Garage contributes to the cultural recovery / identity and reformulation of the value chain of craft production oriented by design? To answer to this research, it is stated as a general objective is to analyze the approach of the company with the groups “Bichos do Mar de Dentro, Canoa, Redeiras and Ladrilã” to the contribution of cultural identification in recovery / identity and reformulation of the value chain artisanal production. In the methodological procedures this research is exploratory, with qualitative approach; the technical procedures adopted were literature review, field research from semi-structured interviews. The field research was carried out with two distinct groups: First proprietary and responsible for the investigated store; and second with the selected partners’ artisans groups. As a result it is stated that the store's performance with the artisan groups contributes to the cultural / identity recovery from the production of artifacts that rescue craft production techniques guided by design.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Produção artesanal; Artesanato; Valorização cultural/identitária; Histórias na Garagem; Strategic design; Artisanal production; Handicraft; Cultural appreciation identity; Stories in Garage; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2015-03-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3815; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |