Resumo:
As mudanças sociais e econômicas das últimas décadas trouxeram legitimidade ao papel da criança no contexto familiar. As crianças deixaram de ser apenas observadoras e passaram a ser agentes ativos no processo de compra. Com base nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender o comportamento do consumidor, a partir das relações entre crianças de 2 anos a 4 anos de idade e seus pais, no processo de escolha e compra de calçados infantis. Contudo, levam-se em conta as forças que influenciam a tomada de decisão, podendo ser elas internas ou externas. Para isso, foram estudadas cinco crianças e suas respectivas famílias, residentes nas cidades de Porto Alegre e outras pertencentes à região do Vale do Rio dos Sinos. O método utilizado seguiu a abordagem interpretativista e é inspirado no paradigma fenomenológico (COLLIS; HUSSEY, 2005). As técnicas de coleta de dados envolveram entrevistas autodirigidas com a utilização de imagens, observação não participante e fotografias do campo de pesquisa. Os resultados apontam que as fontes de influências que incidem sobre o consumidor de calçados infantis partem de três pilares principais: a) o personagem imaginário, relacionado com a mídia; b) o grupo de influência, especialmente a família, amigos e seus pares; e c) o produto, fatores relacionados à qualidade, ao designe demais características físicas. Com isso, foi possível identificar e compreender como as fontes de influência agem, permitindo uma análise sobre o comportamento do consumidor e do fenômeno pesquisado. Os principais resultados encontrados foram a eficácia do personagem imaginário como atrativo à calçados infantis, bem como sua utilização como exponente no marketing de produtos; e da relevância dada pelos pais ao investimento das empresas em qualidade e ergonomia dos produtos infantis. Essas implicações além de serem determinantes em assuntos gerenciais, também são muito relevantes para direcionamentos aos pais quanto às influências de escolha, nas tomadas de decisões e no momento da compra.