Resumo:
A ligação entre práticas de consumo e a negociação de identidade é um tópico bastante conhecido e estudado na pesquisa do consumidor (JANTZEN; OSTERGAARD; VIEIRA, 2006). Segundo Thompson e Hirschman (1995), o consumo é uma importante fonte de definição daquilo que cada pessoa entende ou deseja ser, com base em imagens e estilos transmitidos através das posses. Dentre as diversas ferramentas utilizadas pelos indivíduos no caminho de construção do self, o vestuário se apresenta como uma das possibilidades. Kaiser (1990) sustenta que o consumo de roupas e moda ocupa um papel importante na construção da identidade e individualidade de uma pessoa. A forma de se vestir assume, assim, a função de passar mensagens de valores pessoais e preferências estéticas do indivíduo, fazendo com que este seja aceito pelos demais (KAISER, 1990). Este estudo utiliza as lentes teóricas da construção de identidade para analisar um contexto bastante interessante e que apresenta números curiosos na atualidade: a imigração de mulheres latino-americanas em países estrangeiros, com um foco de investigação na França. O objetivo da pesquisa realizada foi compreender de que forma essas pessoas utilizam o consumo de vestuário como meio de negociação de suas identidades femininas. Para isso, um estudo qualitativo apoiado em uma abordagem interpretativa foi desenhado. Quinze mulheres latino-americanas e três francesas participaram de etapas de entrevistas em profundidade e projetivas para a obtenção dos resultados. Ao final de um longo processo de análise de relatos, sustentado por um robusto alicerce teórico, foi possível observar que essas mulheres negociam suas identidades através da utilização de vestuários que misturam o novo a seus valores de origem. Ou seja, elas adotam elementos, de certa forma, diferentes dos que costumavam usar, sem deixarem, contudo, de utilizar aquilo que está alinhado com suas essências e valores. Assim, é possível identificar uma coerência central em suas escolhas, que não é anulada devido ao meio, mas sim adaptada.