Resumo:
Este estudo tem como intuito problematizar os ambientes de (visualização, coleção e compartilhamento) arte online, mais especificamente websites, como interfaces culturais constituídas a partir de certas zonas de embate/conflito. Espaços estes como o Artsy, pensados como o resultado de diferentes camadas, espacializadas e temporalizadas e em convivência, promovem (da forma como estamos a tensionar) estas zonas de conflito. A nossa interface cultural é a partir daí construída. A reflexão de base trazida por Lev Manovich, acerca deste mesmo conceito, é o ponto de partida desta pesquisa, que busca alargar um pouco mais tal horizonte. A abertura do conceito é feita a medida que exploramos um website de conteúdo artístico e o dissecamos no tempo e no espaço. Tomando estes dois momentos como duas camadas constituintes do objeto empírico, chegamos a uma terceira camada, esta como sendo o próprio choque das duas anteriores, aquilo que está entre elas. Desta forma, sempre a partir de uma fundamentação bergsoniana de trabalho, buscamos dissecar para cartografar. Este procedimento metodológico, que é arqueo-genealógico, dá a ver a conexão das camadas que estamos propondo, esta interface cultural que se realiza assim, na sua constituição.