Abstract:
A pesquisa apresentada a seguir busca estabelecer atravessamentos entre as dimensões da técnica e das audiovisualidades no contexto social em que estamos inseridos, chamados neste estudo de tecnocultura. Nesse sentido, propõe-se a tentar compreender as condições de emergência de um tipo de Arquitetura de Informação hegemônico como técnica de organização de dispersões no espaço digital. Para tanto, tem-se como objeto empírico de pesquisa a home page da versão digital do jornal Zero Hora. A partir de inúmeras relações teórico-empíricas, evidenciou-se um sofisticado processo de controle dos leitores/internautas por meio de um conjunto de regras que organiza o espaço a partir do texto – HTML – operacionalizados, justamente, pela Arquitetura de Informação. Tais fenômenos surgem de uma estética, no sentido ético e político, em que a vida humana em todos seus aspectos – zoé e bios¬ – passam a ser objetos de monitoramento e, consequentemente, de controle. O que há de novo nesse processo de controle é que, a despeito das experiências predecessoras, ele não ocorre de forma linear, centralizada, mas de forma dispersa e descentralizada.