Resumo:
A pesquisa se inscreve no âmbito dos estudos acerca da midiatização, descrevendo e problematizando as formas de interação entre a televisão e o telespectador, no contexto da Sociedade em vias de Midiatização. Desenvolve-se por meio do estudo de caso do quadro A empregada mais cheia de charme do Brasil, exibido pelo programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, no período de junho a julho de 2012. Examinam-se, portanto, as marcas dessas novas relações que são instituídas mediante a inserção da atividade discursiva do telespectador na produção televisiva, através de um conjunto de vídeos enviados ao programa que materializam instruções e regras sobre as quais funciona certo tipo de contrato de leitura. A análise do caso abarcou como foco principal a constituição e o funcionamento de uma zona de contato enquanto instância interacional, que é acionada pela televisão por meio de protocolos de indução e de incursão, que estimulam a atividade discursiva e a participação do ator social, no sistema produtivo televisivo. Tais estratégias são verificadas no âmbito relacional - produção e recepção - a partir de operações tecnodiscursivas que são engendradas pelo Fantástico, tanto em sua versão televisiva, quanto em sua página na Internet. Como resultado, apontou-se que a participação do ator social na textualidade do programa é consequência de um complexo processo de indução, por meio do qual se gera um novo tipo de relação e de acesso do ator social ao sistema midiático. A pesquisa propõe como conclusão que os processos sociotécnicos evidenciados pela midiatização - como as novas condições de circulação e os novos dispositivos técnicos convertidos em meios de comunicação - ao serem transformados em estratégias de contato e de interação pela televisão, redesenham as formas de geração de vínculos com a sociedade. Nessa perspectiva, o telespectador é inserido de outra forma no processo de interação, gerando marcas de uma nova textualidade, a qual tem como base as coenunciações e as novas formas de acesso do ator social ao sistema midiático.