Resumo:
As dificuldades de aprendizagem constituem-se em um fenômeno complexo que se revela no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Na etapa da adolescência, costuma ser agravado pelas características típicas desta fase da vida, repercutindo não somente no desempenho acadêmico do estudante, mas também em aspectos da sua vida pessoal e social. Muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem surge como um sintoma que o adolescente manifesta relacionado ao ambiente familiar e social no qual ele está inserido. Sendo assim, a presente dissertação teve por objetivo aprofundar a compreensão sobre o fenômeno da dificuldade de aprendizagem, dando voz a diferentes personagens envolvidos no contexto familiar e escolar dos adolescentes. A Seção I da dissertação abrange uma revisão sistemática da literatura sobre as dificuldades de aprendizagem na adolescência em bases de dados nacionais e internacionais, no período de 2005 a 2009. Na Seção II, é apresentado um estudo qualitativo, através do método de estudos de casos múltiplos, sobre a percepção de adolescentes e suas mães quanto às dificuldades de aprendizagem. Verifica-se que são restritas as compreensões que eles apresentam sobre o fenômeno, atribuindo às dificuldades basicamente às características do adolescente ou do professor. Na terceira Seção, descreve-se os dados do relatório de pesquisa, através da identificação de categorias de análises na fala de adolescentes, suas mães, seus professores e profissionais da equipe diretiva na qual estudam. Observa-se que o primeiro movimento de todos, na ocasião da entrevista, é identificar possíveis "culpados" para às dificuldades de aprendizagem, excluindo-se totalmente de qualquer responsabilidade. Somente quando questionados diretamente do seu papel, percebem algumas possibilidades de atuação para favorecer o aprendizado dos adolescentes e a parceria entre família e escola. Por fim, conclui-se da necessidade de um olhar mais abrangente sobre o fenômeno da dificuldade de aprendizagem, possibilitando novas formas de atuação dos profissionais envolvidos.