Resumo:
Os objetos de aprendizagem (OAs) têm tomado um papel importante no contexto educacional atual, onde os meios computacionais se tornam cada vez mais presentes em sala de aula impulsionados por instituições governamentais. Dentre as características necessárias para utilização efetiva dos OAs a bibliografia enumera dois pontos principais, o reuso e o compartilhamento. Com o avanço de novos meios computacionais o conceito de reuso tem adquirido novas proporções vislumbrando a utilização do conteúdo educacional disponibilizado pelos OAs em diversos ambientes computacionais. Dentre estes novos ambientes computacionais, os dispositivos móveis e a televisão digital (TVD) estendem o conceito de e-learning criando duas novas vertentes, são elas o m-learning e t-learning respectivamente. Apesar disso, os OAs criados para os ambientes de e-learning dificilmente podem ser reutilizados nos novos ambientes devido às dificuldades de apresentação de conteúdo nos dispositivos móveis e de TVD. Para dar apoio à visualização de OAs nestes novos ambientes o presente trabalho apresenta conceitos relacionados à OAs, a TVD e aos agentes de software para basear a análise do sistema multiagentes desenvolvido. Este sistema tem como principal funcionalidade a adaptação de conteúdo para os ambientes de t-learning e m-learning. A intenção do presente trabalho é apresentar uma arquitetura, utilizando diagramas da Agent UML, que comporte a adaptação de OAs para que possam ser visualizados em múltiplos ambientes e aplicar esta arquitetura a casos de uso voltados à televisão digital. Através do sistema desenvolvido foi possível adaptar múltiplos formatos de conteúdos de OAs para que sejam visualizados nos dispositivos do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).