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Fãs organizacionais e a memória no relacionamento com as organizações – um estudo do Canal Viva

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Autor Parada, Augusto Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3288739969800402;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Fãs organizacionais e a memória no relacionamento com as organizações – um estudo do Canal Viva;
Resumo Esta tese busca, em primeiro lugar, perceber o espaço relacional estabelecido entre organizações e seus públicos em ambientes de conhecimento compartilhados na rede mundial de computadores. Com o estabelecimento de parâmetros sobre os públicos de uma organização a partir da ideia de poder, configura-se um pressuposto de público, denominado fã organizacional. O mesmo reforça as diretrizes apontadas dos fãs culturais, principalmente no que se refere aos preceitos de socialização e compartilhamento de bens simbólicos. Desse ponto, o elemento mnêmico ganha destaque, uma vez que entendido como um desses constitutivos simbólicos a serem compartilhados pelos fãs, reforçam os sentimentos de identificação e de identidade do público e das organizações. O objeto de estudo desta tese é o Canal Viva – emissora do Grupo Globo, que tem como matéria prima dos seus produtos a própria memória. A partir da Teoria Fundamentada, como norte metodológico, as plataformas do Canal Viva na Internet foram analisadas e divididas em três movimentos: Facebook, Portal e Conteúdo Paralelo. As conversas dos públicos nesses três ambientes foram categorizadas e analisadas para que, ao final da tese, pudéssemos apresentar uma nova dimensão de público (fã organizacional), cujo comportamento nesses ambientes indica uma predisposição a socializar e compartilhar bens simbólicos, e, no caso específico do nosso objeto, a memória (individual, coletiva e, também, organizacional) aparece como um promissor elemento relacional a ser explorado na comunicação organizacional.;
Abstract This thesis seeks, in the first place, to understand the relational space established between organizations and their audiences in environments of shared knowledge on the World Wide Web. By establishing the parameters about the publics of an organization from a perspective of power, an assumption of public was developed, which was called organizational fan. The same reinforces the guidelines identified in cultural fans, especially with regard to socialization precepts and the sharing of symbolic goods. From this perspective, the memory-element is highlighted, as understood as one of these symbolic constituents to be shared by the fans, reinforce feelings of identification and identity of the public and organizations. The object of study of this thesis is the Canal Viva– broadcaster that is part of the Grupo Globo, whose raw material of its products is memory itself. By using the Grounded Theory as a methodological north, the platforms of Canal Viva on the Internet were analyzed and divided into three movements: Facebook, Portal and Parallel Content. The conversations of the public in these three environments were categorized and analyzed so that at the end of the thesis, we could present a new dimension of public (organizational fan), whose behavior in these environments indicates a predisposition to socialize and share symbolic goods, and in the case of our object, the memory (individual, collective and also organizational) appears as a promising relational element to be explored in organizational communication.;
Palavras-chave Fãs; Públicos; Comunicação organizacional; Fandoms; Memória; Fans; Public; Organizational communication; Memory;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2015-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3680;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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