Abstract:
Ao assumir as mídias, no caso dessa pesquisa, as digitais, como lugares centrais na configuração das sociedades contemporâneas, esta pesquisa busca pensar sua vinculação às práticas comunicacionais/interativas desenvolvidas por fotógrafos populares da Escola de Fotógrafos Populares da Favela da Maré no Facebook sobre o lugar onde vivem na perspectiva de pensar as concretizações, possibilidades e limitações para a constituição da cidadania comunicativa. A pesquisa se fundamenta numa construção teórica que considera articulações entre os conceitos de midiatização, noção crucial para pensar o contexto comunicacional-midiático contemporâneo; fotografia, desde aspectos relacionados à sua linguagem até seus desdobramentos no meio social; redes sociais, uma vez que é nesse lugar que essas narrativas e práticas comunicativas/interativas são configuradas; mediações, a fim de construir a perspectiva teórica sobre o papel e atuação desses fotógrafos populares; além de cidadania comunicativa, na intenção de iluminar as potencialidades e limites de todo esse processo no ambiente digital. A estratégia metodológica construída na investigação incluiu pesquisas de tipos teórica, metodológica, da pesquisa e empírica. De natureza qualitativa, a coleta de dados abarcou observação e análise do Facebook em termos dos usos do ambiente digital para compartilhamento de fotografias, analisando tanto aspectos relativos aos enquadramentos fotográficos, quanto outros vinculados ao ambiente digital, posto que configuram os usos analisados. Também abarcou a realização de quatro entrevistas com fotógrafos populares que participaram da Escola. Entre as descobertas da investigação, os resultados apontam para as possibilidades e limites que se abrem para o exercício de uma cidadania comunicativa proporcionados pelo compartilhamento dessas fotografias.