Resumo:
O financiamento por meio dos fornecedores é um assunto que tem sido pouco estudado em nível nacional. No entanto, na literatura internacional, várias hipóteses têm sido propostas para explicar as diferentes razões que levam a esse fenômeno, chamado crédito comercial, que não parece ser baseado em uma teoria geral. As organizações justificam o fornecimento de crédito comercial pressupondo que, na ausência de tais financiamentos, os clientes que não têm acesso ao crédito das instituições financeiras não possam adquirir seus produtos. A importância do crédito é elevada, e as empresas que atuam como intermediários financeiros desempenham um papel fundamental como substitutos do banco, concedendo crédito comercial para as companhias com restrições ao crédito bancário. Diante desses fatos, o objetivo do presente estudo é examinar se o crédito comercial facilita o acesso ao crédito bancário ou é seu substituto. Utilizando dados em painel de 322 empresas brasileiras de capital aberto, no período de 2000-2009, os resultados confirmam a hipótese da substituição. Ainda, quando testada apenas nas companhias com o patrimônio líquido positivo, a hipótese da substituição é aceita somente nas empresas mais jovens e com maior proporção de ativos. Os resultados empíricos admitem também que, apesar de as companhias mais velhas terem supostamente maior capacidade de endividamento, elas estão preferindo financiar-se via recursos gerados internamente. Observou-se, ainda, que a idade é altamente significante nas empresas menores.