RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O design estratégico como articulador das formas de apropriação da cultura mangá no Brasil

Mostrar registro simples

Autor Tamekuni, Kaorí Ishihara;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9538627366364105;
Orientador Bentz, Ione Maria Ghislene;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6519799563088833;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O design estratégico como articulador das formas de apropriação da cultura mangá no Brasil;
Resumo Este trabalho constitui-se de um estudo sobre a apropriação da cultura mangá por meio do design estratégico. Propõe-se a compreender os conceitos teóricos que fundamentam design estratégico, metaprojeto e cultura mangá, assim como o potencial da metodologia projetual do design estratégico. Para o desenvolvimento da pesquisa contextual, escolheu-se como ponto de partida uma organização que tivesse, em sua estrutura, um departamento de design e um produto cuja inspiração para sua criação fosse o mangá. Portanto, elegeram-se a Maurício de Sousa Produções (MSP), a revista Turma da Mônica Jovem (TMJ) e seus produtos, para análise. Após essa análise, buscou-se compreender, através de entrevistas em profundidade, como o leitor de mangá identificou a cultura mangá e dela se apropriou, assim como, por meio de grupos focais, se viu como os nikkei, descendentes e japoneses que vivem no Brasil, incorporaram a cultura brasileira. No âmbito da pesquisa projetual desenvolveu-se um ateliê de design, em que utilizou técnicas e ferramentas como a sensitization, o mood board e os cenários, para o desenvolvimento de um concept para um projeto de design estratégico. Ao aliar a pesquisa contextual e a projetual, teve como propósito fortalecer a relação do Sistema-Produto-Serviço (SPS), e explorar valores da cultura mangá para além de sua visualidade, como a coletivização e o respeito, dentre outros.;
Abstract This study is a research about the appropriation of manga culture through strategic design. It set out to understand the strategic design, metadesign and manga culture, as well as the pontencial of methodology of strategic design. For the development of contextual research was chosen as a bottom line, an organization that had in its structure a design department and a product whose inspiration for its creation was the manga. Therefore, elected Maurício de Sousa Productions (MSP), the magazine Young Monica's Gang (YMG) and its products for analysis. After this analysis we sought to understand through in-depth interviews, as the manga reader with the manga culture and appropriated it, as investigated through focus groups as the nikkei, and Japanese descendants living in Brazil, incorporated Brazilian culture. In the context of design research has developed a design studio, in which techniques and tools utilized as the sensitization, the mood board, and the scenarios to developing concept for a project of strategic design. By combining contextual and projectual design research, had the purpose is to strengthen the relationship Product-Service-System (PSS), and explore manga culture values beyond its visuality, such as collectivization, respect and others.;
Palavras-chave Design estratégico; Cultura mangá; Semiótica; Metaprojeto; Hibridismo cultural; Strategic design; Manga culture; Semiotics; Metadesign; Cultural hybridity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-01-16;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3625;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística