Resumo:
A pesquisa expõe estratégias autorreferencias investidas no editorial da revista Veja, que possibilitam a criação de vínculos de confiança e credibilidade com seu público. Descreve o perfil do jornalismo opinativo a partir da narração dos processos de produção das reportagens dando ênfase aos seus colaboradores, como repórteres e fotógrafos durante suas rotinas de trabalho. Para classificar os tipos de discursos enunciados pela seção examinada, os textos dividem-se em categorias. Após uma minuciosa análise quantitativa realizada sobre as edições do ano de 2009, elegeu-se a ?celebração profissional? como parâmetro da análise qualitativa. O estudo compara os editoriais enquanto ?Carta do Editor? e ?Carta ao Leitor?, apresenta suas características, e discorre sobre suas relações com outras seções da revista, como as imagens que acompanham os editoriais procurando comprovar o que está sendo dito em seus textos. A pesquisa identifica marcas autorreferenciais no discurso de Veja enquanto sujeito enunciador que, através da persuasão, e de forma implícita, instiga o leitor a render-se aos seus ditames.