Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo buscar evidências do uso do Lean em Instituições de Educação Superior (IES) privadas no Brasil, especificamente nos serviços acadêmico-administrativos que atendem aos alunos dessas instituições. Para isso, primeiramente, busca identificar o grau de adoção do Sistema Enxuto nessas organizações através de uma survey endereçada a todas as universidades, centros universitários e faculdades privadas do país. Os resultados desse levantamento indicam que podem haver algumas iniciativas, mas decorrem de ações mais isoladas, não institucionalizadas. Um segundo objetivo contribui para a questão mais ampla de pesquisa ao investigar o uso do Lean em serviços acadêmico-administrativos em um de seus conceitos centrais: se valor, junto com a redução dos desperdícios, está na centralidade da proposta enxuta, então, quais são os atributos de valor, na percepção do aluno? Para isso foram realizadas entrevistas de grupo com alunos de graduação e pós-graduação estrito senso de cursos e instituições diversas. A análise de conteúdo realizada sobre as entrevistas identificou oito atributos de valor: Confiabilidade, Atenção, Acesso, Responsividade, Soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Comunicação, Personalização e Invisibilidade. Dependendo do tipo de serviço, a ênfase de atributos de valor muda. Complementarmente, ao buscarem-se evidências empíricas da aplicação de princípios e ferramentas do Sistema Enxuto no ambiente universitário, uma pesquisa-ação foi realizada junto a dois processos reais de uma Universidade privada comunitária, de grande porte, situada no Rio Grande do Sul. O primeiro processo refere-se a atendimento a alunos com dificuldades de acesso à rede wi-fi na Universidade. O segundo processo diz respeito ao ajuste de matrícula do aluno em decorrência do cancelamento de turmas após matrícula on-line. Na aplicação prática por meio de seminários Kaizen e da análise do que ocorreu antes, durante e depois desses seminários, evidenciou-se que o Lean é aplicável e aderente no contexto universitário, o que já estava sinalizado em pesquisas realizadas em instituições fora do país. No entanto, evidenciou-se, também, que se não houver um esforço específico de gestão e de promoção de uma cultura propícia para o desenvolvimento do Lean, a aplicação a partir de ferramentas não terá longa vida dentro da instituição. Isso também confirma-se na literatura que investiga a efetividade do Lean nas organizações. A pesquisa realizada busca contribuir para a discussão em torno do Lean Service, uma área de pesquisa não suficientemente explorada, e do Lean aplicado aos serviços de educação superior, para o qual não foram identificadas pesquisas nessa área no Brasil. Da mesma forma, espera poder contribuir para a apropriação dos conceitos e técnicas para dentro do ambiente universitário, como forma de tornar os processos acadêmico-administrativos mais eficientes e a proposta de valor cada vez mais próxima do que o aluno espera e valoriza.