Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar, comparativamente, a evidenciação da responsabilidade social nos relatórios publicados em 31/12/2010 por 30 empresas brasileiras listadas no mercado tradicional da BM&FBOVESPA e por 30 empresas espanholas listadas na Bolsa de Valores de Madrid que compõem a amostra, considerando as categorias e subcategorias relacionadas com o público interno, público externo, meio ambiente, ética e outros aspectos sociais. Trata-se de uma investigação de cunho descritivo, com abordagem qualitativa do problema e procedimento técnico documental. A análise foi desenvolvida mediante a utilização da técnica de análise de conteúdo com apoio do software Sphinx 5.0, fazendo-se a análise descritiva e fatorial com base nas sentenças relacionadas com as respectivas categorias e subcategorias. Os resultados apontam uma divulgação total de 399 sentenças, sendo 45% por empresas brasileiras e 55% por empresas espanholas, com predomínio de sentenças de tipo declarativa. As subcategorias com maior número de sentenças divulgadas se referem à capacitação e desenvolvimento profissional (público interno); educação, saúde e saneamento (público externo); impactos e políticas ambientais (meio ambiente). A categoria ética apresenta ainda um número relativamente pequeno de sentenças nos relatórios. Também há um número apreciável de empresas que não apresentam qualquer divulgação de caráter social em seus relatórios, o que permite concluir que há um importante espaço a ser utilizado pelas empresas para este tipo de disclosure.