Autor |
Tarouco, Fabricio Farias; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8766936376184905; |
Orientador |
Reyes, Paulo Edison Belo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4365048646905619; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Identidade territorial: estraégias de design para valorização de Santo Ângelo; |
Resumo |
Na atual era globalizada, cada lugar tem que competir com outros locais para garantir visibilidade e espaço no mundo dos consumidores. Lugares são "consumidos" de diversas formas e por diversos públicos: turistas, investidores, empresas e também pelos consumidores de produtos oriundos. Portanto, compreender o território como produto para além da sua materialidade física significa agregar fatores imateriais que o constituem como um sistema. Assim, o território passa a ser visto, e acima de tudo experienciado, como um produto de consumo. Muitas cidades vêm construindo sua imagem com o intuito de promover-se como um destino diferenciado e atrativo, a cidade de Santo Ângelo é uma delas. Sendo assim, os objetivos deste trabalho são interpretar o território como um produto/marca e identificar, por meio da metodologia do design estratégico, as ações e estratégias utilizadas por Santo Ângelo para a criação e o fortalecimento de sua identidade territorial.; |
Abstract |
In this present globalization time, every place has to compete with other places in order
to ensure visibility and space in this world of consumers. Places are consumed
in different ways by different people: tourists, investors, companies and also by consumers from derived products. Therefore, seeing the territory as a product beyond its physical materiality means gathering immaterial factors to constitute it as a system. Thus, the territory starts to be seen and above all experienced as a product to be consumed. Many cities have been building their images intending to promote themselves as an attractive and a differentiated destination such as, the city of Santo Ângelo. Everything considered, the aim of this work is to interpret the
territory as a product/brand and identify through the strategic design methodology, the actions and strategies used by the city of Santo Ângelo for the creation and strengthening of its territorial identity.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Identidade territorial; Santo Ângelo; Strategic design; Territorial identity; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2011-03-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3521; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |