Resumo:
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a aquisição de onsets complexos por crianças com desenvolvimento fonológico normal, entre as idades de 2 e 5 anos, aproximadamente, embasando-se na Teoria da Otimidade. Por ser a última estrutura estabilizada no sistema lingüístico da criança, a seqüência CCV merece discussão sobre as peculiaridades de sua aquisição, visto que estruturas mais simples, como V e CV já fazem parte do sistema fonológico de crianças entre as idades de 1:0 e 1:4. A pesquisa conta com a descrição do percurso de aquisição da sílaba complexa por oito informantes, cujos dados fazem parte de investigações desenvolvidas na UNISINOS. Diante desses dados, tecem-se considerações sobre as produções que não evidenciaram a forma alvo (CCV) e sobre os contextos favoráveis à sua realização. São feitas, ainda, comparações com estudos já realizados, como os de Magalhães (2000), Ávila (2000), Ribas (2002) e Redmer (2007), entre outros. Destaca-se que, de acordo com os dados analisados, os sujeitos evidenciam duas etapas durante a aquisição da estrutura CCV: produção C1V >> produção C1C2V. A análise deste percurso como base na Teoria da Otimidade mostra seu grande poder explicativo. Este estudo, então, pretende contribuir com reflexões sobre a aquisição da fonologia por crianças de 2 a 5 anos, valendo-se da Teoria da Otimidade, além de trazer informações sobre fenômenos normalmente observados na linguagem infantil.