Resumo:
O objetivo do presente estudo é avaliar a capacidade das empresas do setor de moldes de adaptar seus recursos produtivos às especificidades do ambiente concorrencial e tecnológico no qual estão inseridas. A linha teórica seguida baseia-se na teoria econômica neo-schumpeteriana, tendo como ponto central o conceito de capacidade dinâmica da firma. Para isso, se adotou como método três estudos de caso de empresas consideradas representativas no segmento de mercado em que atuam. Fora dada ênfase aos procedimentos de busca de informações que proporcionam os fundamentos à tomada de decisão das empresas no desenvolvimento de novos produtos. Existem rotinas de monitoramento da evolução do mercado nacional e internacional, de seus concorrentes e dos clientes no Brasil e no exterior. A qualidade das informações obtidas está vinculada às habilidades dos diretores dessas firmas, que em sua maioria possuem um perfil centralizador. As decisões são baseadas na análise das informações obtidas no mercado; a microempresa e a pequena empresa analisadas se restringem a um planejamento informal de curto prazo, e, a empresa de médio porte investigada, adota planejamentos de curto, médio e longo prazo, através da elaboração de cenários prováveis ou desejáveis pela firma, com revisões periódicas para ajustes. Quanto às capacidades dinâmicas da firma, as empresas analisadas nesse estudo apresentam capacidades de busca de acordo com o esperado para seus portes e desenvolvem rotinas que propiciam o desenvolvimento de um conhecimento interno que as diferencia dos seus pares. Também fica evidente a capacidade de adaptabilidade de cada firma, pois apesar de apresentarem características semelhantes ao iniciarem suas atividades, o modo e a capacidade de analisar o ambiente e de reorganizar os recursos tangíveis e intangíveis, fez com que, atualmente apresentem competências diferentes, que resultaram em posições diferentes dentro do ambiente competitivo em que se encontram.