Resumo:
Este estudo está situado no campo da Linguística Aplicada, mais precisamente na linha Linguagem e Práticas Escolares. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo que aborda como o ensino de cultura é desenvolvido nas aulas de inglês como língua estrangeira em uma escola de ensino regular e privado da região metropolitana de Porto Alegre. A pesquisa envolve a análise da série didática de inglês do Sistema Positivo de Ensino do segundo ano do Ensino Médio, bem como a atuação e percepção de uma professora em serviço que adota esse material. Como suporte teórico, nos apoiamos nos princípios da teoria sociocultural, buscando a compreensão do processo de ensino-aprendizagem de línguas, principalmente por conceber o papel do meio social e cultural como essencial no desenvolvimento cognitivo, bem como o papel da interação como principal recurso para o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Também nos apoiamos em considerações sobre cultura, ensino-aprendizagem de língua estrangeira e a análise de livro didático, tendo como base Kramsch (1998, 2004) e Hall (2002). Do ponto de vista metodológico, os dados foram gerados por meio da análise da série didática em questão, observações de aulas, entrevista semi-estruturada e relatos da professora gravados em áudio e posteriormente transcritos. Os resultados demonstram que as atividades propostas nas seções Before you read e Taking it beyond do livro didático foram os principais mediadores socioculturais para trazer a discussão sobre língua e cultura. Além disso, verificou-se que a prática em sala de aula ofereceu poucas oportunidades de trabalho com a cultura, uma vez que concentraram-se no repasse de informações em língua materna e nos aspectos formais da língua, sem dar conta do uso da língua na condução da interação social, trabalhando cultura de forma superficial.